No nosso externato, a segurança das crianças é uma prioridade!
Quer estejam dentro das instalações escolares ou a caminho desde as suas casas, é fundamental garantir que as nossas crianças estão protegidas e conscientes das melhores práticas de segurança, pois a tranquilidade dos pais começa com a certeza de que os filhos estão num ambiente seguro, onde podem aprender e crescer com confiança.
Para o efeito, adotamos diversas medidas que garantem um ambiente seguro e acolhedor, monitorizando as instalações para que todas as crianças estejam sempre protegidas e controlando as entradas e saídas para garantir que apenas as pessoas autorizadas têm acesso aos diversos espaços escolares.
Como reforço, promovemos um ambiente de respeito e responsabilidade, onde as crianças aprendem sobre o que é a segurança desde muito cedo, seja na utilização das instalações, nas salas de aulas ou no recreio quando brincam. Mantemos um diálogo aberto para que os alunos compreendam a importância de seguir as regras e pedir ajuda sempre que necessário, e garantimos a presença de professores e auxiliares nos corredores e espaços comuns que também contribui para um ambiente mais seguro e organizado.
A segurança a caminho do Externato
O trajeto até ao Externato pode trazer desafios, especialmente nas zonas mais movimentadas. Para ajudar as crianças a deslocarem-se com segurança, deixamos algumas recomendações importantes:
- Para quem vem a pé: Ensine as crianças a atravessar apenas nas passadeiras e a olhar sempre para os dois lados antes de o fazer. Se possível, caminhar em grupo ou com um adulto é sempre mais seguro.
- Para quem vem de carro: Sempre que possível, utilize os locais de paragem designados para deixar e apanhar as crianças, certificando-se que saem do carro pelo lado do passeio e que usam sempre o cinto de segurança durante os percursos. De acordo com a lei portuguesa, as crianças que medem menos de 135 centímetros devem viajar obrigatoriamente numa cadeira para crianças.
- Para quem usa transportes escolares: As crianças devem seguir as instruções que o condutor e acompanhantes dão, não apenas para cumprimento das leis em vigor sobre o transporte coletivo de crianças, mas sobretudo para a sua segurança.
A segurança é um compromisso de todos, pais, familiares, professores, educadores e alunos, todos têm um papel fundamental na criação de hábitos seguros. O primeiro passo é sem dúvida promover conversas com as crianças sobre os possíveis riscos e ensinar-lhes como agir em diferentes situações, para que se sintam mais responsáveis e atentas ao seu próprio bem-estar.
Acreditamos que um ambiente seguro se constrói em muitas dimensões, e as deslocações de e para o externato são uma delas. Por isso, trabalhamos diariamente para garantir que cada criança se sente protegida, confortável e pronta para aprender. Afinal, quando a segurança está assegurada, o caminho para o conhecimento torna-se ainda mais enriquecedor!